O que é: Distúrbio do Espectro Autista (DEA) ===
O Distúrbio do Espectro Autista (DEA) é uma condição neurológica que afeta o desenvolvimento da comunicação e interação social, além de apresentar padrões repetitivos de comportamento. É considerado um transtorno do neurodesenvolvimento, que geralmente é diagnosticado na infância, embora os sintomas possam variar amplamente entre os indivíduos. O DEA abrange uma série de condições relacionadas, incluindo o autismo clássico, a síndrome de Asperger e o transtorno desintegrativo da infância.
=== Características e Diagnóstico do DEA ===
Agende sua Terapia Online com a Dra. Joice Matos
Faço Atendimentos 100% online para todo Brasil, clique e converse comigo agora mesmo.
Agendar Terapia OnlineAs características do DEA podem variar de leve a grave, e cada indivíduo pode apresentar sintomas diferentes. Alguns dos sintomas mais comuns incluem dificuldades na comunicação verbal e não verbal, dificuldades em manter interações sociais adequadas, interesses restritos e comportamentos repetitivos. Esses sintomas geralmente aparecem nos primeiros anos de vida e podem persistir ao longo da vida.
O diagnóstico do DEA é baseado em uma avaliação multidisciplinar, que inclui observação clínica, histórico médico e entrevistas com os pais ou cuidadores. Não existe um exame médico específico para diagnosticar o DEA, portanto, é importante que os profissionais de saúde tenham conhecimento das características e sintomas do transtorno. O Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5) é frequentemente utilizado como referência para o diagnóstico do DEA, fornecendo critérios específicos que devem ser atendidos para o diagnóstico.
===OUTRO:===
Embora o DEA seja uma condição que afeta o desenvolvimento e a vida diária das pessoas, é importante ressaltar que cada indivíduo é único e pode ter habilidades e talentos específicos. O apoio e a intervenção precoce são fundamentais para ajudar as pessoas com DEA a alcançarem seu potencial máximo. Com a compreensão e a conscientização adequadas, é possível promover a inclusão e a aceitação das pessoas com DEA em todos os aspectos da sociedade.
